Teatro Máquina no programa Teatro e Circunstância – SESC TV.

Teatro e Circunstância: Rompendo Códigos

A inquietação e o desejo de reinventar estéticas para trazer possibilidades outras de leituras ao ofício do teatro unem os grupos Piollin (PB), Cia dos Atores (RJ), Teatro Máquina (CE) e Companhia Brasileira de Teatro (PR), protagonistas do episódio Rompendo Códigos, que estreará às 22h da noite de 19 de março.
Criadas em décadas distintas e movidas por pesquisas completamente diferentes, as companhias retomam o início de suas trajetórias e compartilham experiências e memórias, além de fazerem um inventário dos desassossegos que impulsionam o trabalho de encenadores e atores.
O ator Everaldo Pontes, do Grupo Piollin de Teatro, revê o início da companhia entre 1975 e 1976, e conta a estratégia de aproximação com o público – o palhaço Xuxu, criado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos, que dirigiu nos anos 1990 o memorável espetáculo Vau da Sarapalha. A encenação, inspirada na obra de Guimarães Rosa, tornou o grupo conhecido pelo Brasil afora, mas também os lançou o desafio da auto-superação nos trabalhos que se seguiriam.
A Cia dos Atores, que durante anos foi dirigida pelo ator Enrique Diaz, fala do lastro de seu trabalho – a gramática corporal baseada na desconstrução do corpo da mesma forma que descontruíam os textos para trazê-los à cena, movidos pela “fome e desejo de fazer”, desde os anos 1980. Espetáculos como Melodrama e Ensaio Hamlet dão o tom de tamanha preocupação estética com o corpo, o humor e a palavra do grupo.
Fran Teixeira, diretora do Teatro Máquina, retoma a criação da companhia em 2003 e os princípios que regem sua pesquisa desde então – o trabalho coletivo e o interesse por Bertolt Brecht e pelo teatro épico: “A busca do estranhamento brechtiano para a descoberta do gesto e de formas alternativas expandidas de narração”, explica.
Para Márcio Abreu, dramaturgo e diretor da Companhia Brasileira de Teatro, desde 1999, o desafio é compreender a fricção entre as potencialidades da arte e o teatro como território de encontro de muitas artes e de dissolução das fronteiras. Não à toa o espetáculo Isso Te Interessa? fez a ponte com as mais diferentes plateias, conquistou prêmios como APCA 2012 e Bravo Bradesco Prime de Cultura de melhor espetáculo, além de alçar o grupo a um novo patamar no cenário artístico. Não perca!

Teatro e Circunstância
Rompendo Códigos
Dia 19/03, às 22h
Classificação Indicativa: 14 anos
Reapresentações: Dias 20/03, às 2h e 24/03, às 2h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: